Avisar sobre conteúdo inadequado

Sauvignon Blanc, fina cepa branca

{
}

 TAGS:A seguir à Chardonnay, podemos afirmar que a Sauvignon Blanc é uma das castas de origem francesa mais importantes. Podemos encontra-la em Bordeaux, no Vale do Loire, ainda que também na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Austrália e como uma das melhores na Nova Zelândia.

Para os conhecedores a Sauvignon Blanc divide-se em dois tipos: a do velho mundo e a do novo mundo. Esta simples divisão refere-se ao velho mundo como Bordeaux ? França, e novo mundo como tudo aquilo que se colhe fora de França, seja na América do Sul ou Austrália.

Mas não são apenas as diferenças geográficas aquilo que divide estas Sauvignon Blanc, também as características do solo e do clima são fatores fundamentais para que surjam sub-tipos desta famosa uva.

Tipos de Sauvignon Blanc

Se a Sauvignon faz uma passagem por madeira é conhecida como fumé blanc, tendo em conta que sucede em menos ocasiões do que a Chardonnay , que passa muitas vezes por barris de carvalho.

Ouro dos tipos bem conhecidos é a Sauvignon Vert (sauvignonasse) muito vulgar no Chile, e neste caso a diferença reside basicamente na pilosidade das folhas.

Entre os nomes que habitualmente se dão ao Sauvignon Blanc encontramos os seguintes: muskat silvaner, puinechou, surin, sauternes (não confundir com a Semillon, com a qual se elaboram os vinhos de Sauternes), fié, neuvillois e seyval (Brasil).

Etimologicamente, o nome Sauvignon Blanc, deriva da palavra latina ?silva? (que significa bosque) e é composta por dois vocábulos franceses: sauvage e vignon (respetivamente selvagem e vinha). Em França também lhe costumam chamar ?Pierre a Fusil?, devido ao odor produzido pela chama ao surgir a chispa.

Outra das curiosidades relacionadas com esta casta, diz respeito ao seu aroma, chamado pipi de chat (chichi de gato), devido a que esta uva tem um odor característico, muito semelhante ao da urina de felino.

Harmonização perfeita

Sempre que falamos de um vinho, é habitual pensarmos rapidamente com que o poderíamos acompanhar. O Sauvignon Blanc é um grande aperitivo, dada a sua frescura e leveza, pode ser harmonizado com pratos ácidos e frescos e o peixe é um dos seus melhores aliados na mesa. Mas se prefere, também recomendamos acompanha-lo com um bom queijo de cabra. Nunca com guisados ou pratos muito condimentados, já que só conseguiria ofuscar o vinho.

Recomendamos os Sauvignon Blanc mais vendidos do mercado:

 TAGS:Château Malartic-Lagravière Blanc 2010Château Malartic-Lagravière Blanc 2010

Château Malartic-Lagravière Blanc 2010

 

 

 TAGS:Château Carbonnieux Blanc 2010Château Carbonnieux Blanc 2010

Château Carbonnieux Blanc 2010

{
}
{
}

Deixe seu comentário Sauvignon Blanc, fina cepa branca

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name