Avisar sobre conteúdo inadequado

Scotch Whisky

{
}

 TAGS:O Uísque escocês, ou simplesmente Scotch (escocês) é o whisky elaborado única e exclusivamente na Escócia e para muitos o melhor uísque do mundo. Para que seja Scotch Whisky, o whisky deve seguir algumas regras e cumprir a normativa da Ordem do Whisky Escocês da Grã-Bretanha. A normativa de 1990 valida e presta esclarecimento à de 1988, que possui o mesmo nome.

Assim sendo, as regras para os destilados deste tipo estipulam:

  • O Scotch Whisky deve ser elaborado e processado numa destilaria escocesa, com água e cevada de malte. Podem ser adicionados outros ingredientes a esta preparação, sempre quando sejam processados na destilaria.
  • O Scotch Whisky deve ser destilado com 94,8º de álcool por volume, desta forma conserva o sabor dos ingredientes com os quais foi elaborado.
  • O Scotch Whisky deve envelhecer em barris de madeira de carvalho, na Escócia e pelo menos durante 3 anos.
  • Ao Scotch Whisky não deve ser adicionada nenhuma outra substância que não seja água ou caramelo (com corante).

  • O Scotch Whisky não pode ser engarrafado com menos de 40º de álcool por volume.

Breve história do Scotch Whisky

Consta que os monges cristãos foram quem levou a destilação até à Escócia, entre o séc. IV e o séc. V. O primeiro documento, que se conhece, sobre a elaboração de whisky escocês data de 1494 e no qual se regista uma produção de 1500 garrafas na propriedade Rolls.Em 1506, o rei da Escócia, Jacob IV (1488-1513) visitou a Cidade de Dundee, onde foi surpreendido ao ter conhecimento de que os barbeiros da cidade se dedicavam também à elaboração de whisky.

Hoje em dia, sabe-se que na época os encarregados de elaborar esta bebida com fins medicinais pertenciam ao Grémio de Barbeiros-Cirurgiões de Edimburgo.Em 1644 aparece um imposto sobre a elaboração de whisky na Escócia mas em 1780 existiam 8 destilarias legais contra mais de 400 ilegais. Em 1823 o parlamento suprimiu as restrições às licenças das destilarias, ato este que praticamente acabou com as destilarias ilegais.

Em 1831 introduz-se um novo método na preparação do whisky escocês, o alambique coffey, que permitia elaborar um whisky melhor e mais suave, o que lhe aumentou a fama e a fez chegar até outros países da Europa.Diz-nos a história, que o whisky escocês sobreviveu à proibição, a guerras, revoluções, depressões e recessões económicas e hoje é o whisky mais representativo do mundo e presente em mais de 200 países.

Recomendar um whisky escocês não é uma tarefa simples. Além dos gostos, verifica-se uma grande fidelidade dos consumidores a determinadas marcas, ao contrário do vinho, que se varia com muito mais facilidade. Apesar de tudo, deixamos as nossas recomendações para que, pelo menos uma vez, sejas infiel ao teu whisky:

 TAGS:Isle of Jura SuperstitionIsle of Jura Superstition

Isle of Jura Superstition: Com um perfil clássico, Isle of Jura Superstition conserva o sabor original do whisky, combinando-o magnificamente com o toque dos barris onde envelhece. Um whisky. Um whisky velho mas bem vivo e suav

 

 

 TAGS:Lagavulin 16 YearsLagavulin 16 Years

Lagavulin 16 Years: Amado ou odiado, não existe meio termo com este whisky escocês tão diferente de tudo. Em vez de um suave aroma a baunilha este whisky oferece, desde o inicio, aroma a petróleo e salitre. Muito diferente e podes chegar a adora-lo.

 

 

 TAGS:Macallan 12 YearsMacallan 12 Years

Macallan 12 Years: Um dos whiskies com mais êxito hoje em dia. Sabores tostados e baunilha, um whisky suave e muito agradável. Ao nível do Isle of Jura e um pouco mais barato.

 

Que whiskies provaste? Qual é o teu preferido? E sobre os escoceses? És fã de algum em particular?

{
}

Deixe seu comentário Scotch Whisky

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name