Avisar sobre conteúdo inadequado

Syrah, cor e sabor numa só casta

{
}

 TAGS:Uma das castas mais populares do mundo é sem dúvida a Syrah. A sua origem é um pouco enigmática, já que se atribui a sua proveniência a mais de um lugar. A primeira teoria diz respeito à cidade de Shiraz, no Norte do Irão, de onde os fenícios a terão levado até França.

A segunda teoria atribui a sua origem a Siracusa, na Sicília ? Itália, e de aqui terá sido levada ao Ródano (Rhône), onde atualmente se elabora um dos melhores vinhos com Syrah. No entanto, não podemos deixar de fazer referência também à Syrah do ?novo mundo?. Na Austrália produzem-se, com esta uva, vinhos de grande qualidade, e algo semelhante acontece também na Argentina, Califórnia,Chile e Peru.

Na Península Ibérica, há já muito que se cultiva esta casta e com resultados francamente bons, que ultrapassaram em muito as expectativas. Enquanto que em Espanha a Syrah se estabeleceu nas zonas de Alicante, Extremadura, Aragón e La Rioja, em Portugal assentou no Sul, pelo Alentejo, Setúbal e Palmela.

Conhecer a Syrah

É uma das melhores uvas para combinar com outras. O seu aroma é semelhante ao das frutas silvestres (amoras) e ao das violetas. A sua cor é uma das suas principais virtudes: intensa e profunda, gera um tinto fácil de distinguir pela seu tom violeta profundo e ?vivo?. Em boca, o sabor é o de um vinho robusto e bem estruturado.

A harmonização perfeita

Um vinho Syrah, é mais um dos que sempre deveríamos ter em casa. Combina muito bem com aperitivos e canapés, queijo curado e carnes condimentadas. Acompanha sempre bem, igualmente, a massas com molho de tomate e guisados de carne.

Na Argentina, onde os assados de carne na brasa são habituais, o Syrah costuma ser um aliado fundamental. Carnes de caça como veado ou javali, qualquer carne vermelha assada, combina muito bem. Com as carnes de aves, podemos aconselhar o peru e o pato ?regado? com Syrah. Resumindo, os sabores fortes e o Syrah completam-se.

Um vinho Syrah deve ser servido a temperatura ambiente, entre 16 e 18ºc. Para guarda, recomendamos que um vinho novo Syrah permaneça num sítio fresco e escuro, já que é um dos que melhor envelhecem.

 TAGS:Torre do Frade Virgo Tinto 2010Torre do Frade Virgo Tinto 2010

Torre do Frade Virgo Tinto 2010

 

 

 TAGS:Herdade da Farizoa Reserva 2009Herdade da Farizoa Reserva 2009

Herdade da Farizoa Reserva 2009

{
}

Deixe seu comentário Syrah, cor e sabor numa só casta

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name