Avisar sobre conteúdo inadequado

Temos um vinho novo! Mistura de Bordeaux e Rhône

{
}

 TAGS:undefinedA intenção de Carolina Frey, jovem enóloga de Château La Lagune e habituada a equilibrar Syrah e Cabernet Sauvignon foi a de recuperar tradições vinícolas, é sob este preceito que surgiu a mistura de Bordeaux e Rhône.

Durante o séc XIX, o Claret foi muitas vezes misturado com Syrah de Rhône de modo a enfatizar o corpo e a cor do vinho, porém esta prática acabou por ser proibida pela legislação da AOC.

Segundo a enóloga, ? A mistura de Bordeaux e Syrah de Rhône foi realizada em segredo no passado e nem toda a gente de Bordeaux se sente confortável quando se fala desta prática, que não é muito conhecida mas funciona muito bem?.

Após várias viagens entre La Lagune, localizada em Haut-Médoc, e Jaboulet, no Norte do Rhône, Carolina Frey concebeu a mistura depois de trabalhar numa mescla topo de gama (da qual apenas se comercializa um barril, anualmente e em leilão). Foi então que a enóloga decidiu criar uma mescla semelhante à primeira, com a vantagem de poder ser comercializada com preços acessíveis e portanto, poder chegar a mais clientes.

?A ideia consistia em oferecer o mesmo tipo de vinho ampliando o público, de modo que utilizei a Cabernet do segundo vinho de La Lagune, Le Moulin de Lagune, e a Syrah das vinhas da nossa propriedade em Crozes-Hermitage?. Explica Carolina Frey.

O lançamento, da colheita de 2010, consistiu em 10.000 garrafas introduzidas no mercado com o preço de 45?. A sua etiqueta anuncia ?Vin de France?.

Na sua elaboração, o Cabernet e a Syrah produzidos nas suas regiões, são envelhecidos em barris de carvalho durante um ano, depois o Cabernet viaja até Rhône para ser misturado com o Syrah e finalmente envelhece em carvalho francês durante 18 meses antes de ser engarrafado.

A este respeito diz a enóloga:

?O vinho pode ser muito diferente de um dia a outro, por vezes domina o Cabernet e por vezes o Syrah. Existe uma boa harmonia na mescla, ambos se completam. Alguns escanções dizem que seria difícil adivinhar a mistura porque está bem integrada?.

?O Syrah concede a potência e o Cabernet prolonga-a. De cada vez que se misturam obtém-se sempre resultados diferentes ? - Diz Carolina, que acredita que o envelhecimento do vinho é assegurado dentro de uma década.

O vinho em questão é misturado em Rhône e não em Bordeaux devido a que esta prática não está permitida em La Lagune. Prevê-se que a produção anual alcance as 10.000 garrafas e como ponto de partida seja comercializada no Reino Unido.

E se uníssemos uvas de duas grandes zonas, achas que se poderia produzir um vinho melhor?

Hoje recomendamos:

 TAGS:Château Figeac 2008Château Figeac 2008

Château Figeac 2008

 

 

 TAGS:Château de Beaucastel 1998Château de Beaucastel 1998

Château de Beaucastel 1998

{
}

Deixe seu comentário Temos um vinho novo! Mistura de Bordeaux e Rhône

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name