Avisar sobre conteúdo inadequado

Tipos de whisky

{
}

 TAGS:Como já se sabe, o whisky é uma bebida destilada de cereais e a sua origem é irlandesa e escocesa. Dizem que remonta à época dos celtas, ainda que os primeiros documentos que registam a sua elaboração datam do séc. XV.

É uma das bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o mundo e em redor da sua produção e degustação desenvolveu-se uma autêntica cultura, tal como a do vinho na zona Sul da Europa.
Se pretendemos classificar o whisky em diferentes tipos um dos critérios chave diz respeito à sua proveniência, já que, dependendo do lugar de produção, a matéria prima pode variar bastante. O mesmo se verifica no processo de elaboração, no qual podem ser utilizadas técnicas distintas, que têm uma consequência directa no aroma, envelhecimento e conservação desta bebida.

Deste modo, podem ser distinguidas as seguintes categorias:

Entre os de proveniência escocesa encontramos distintas variedades: o whisky de grão, de cevada sem malte e milho, envelhecido no mínimo durante 4 anos; o whisky de malte, habitualmente o mais apreciado, é inteiramente elaborado com malte de cevada e envelhecido em barris de madeira de carvalho que anteriormente tenham guardado Xerez ou Bourbon; o blended, é fruto da mescla dos dois anteriores em diferentes proporções, o que alcança variedade de aromas e sabores com diferentes características.

O irlandês, a nível da elaboração, é similar ao de malte com a diferença de que é destilado três vezes, utiliza uma parte de cevada sem malte e malte seco com carvão, no lugar da turfa, como é o caso do whisky escocês. O resultado é uma bebida com um sabor mais marcado e grande personalidade.
Quanto aos americanos, o mais conhecido é o bourbon, elaborado com milho, malte de cevada e centeio. Destacam-se as variedades rye (centeio), corn (milho), tennessee (semelhante ao bourbon mas com maior presença de milho) e canadian, elaborado com malte de centeio, e, em menor proporção cevada e milho.
Hoje recomendamos:

 TAGS:Ardbeg 10 YearsArdbeg 10 Years

Ardbeg 10 Years

 

 

 TAGS:Talisker 10 YearsTalisker 10 Years

Talisker 10 Years

{
}

Deixe seu comentário Tipos de whisky

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name