Avisar sobre conteúdo inadequado

Tipos de vinho italiano (I)

 TAGS:Em Itália, a cultura enológica já vem de longe e com grande tradição. Os seus famosos vinhos ultrapassam todas as barreiras culturais e sociais. Vamos dar uma voltinha por este mundo fascinante para descobrir alguns dos tipos de vinho italiano.

Vino Chianti, Dolcetto e Lambrusco

Vinhos Chianti ? Este tipo de vinho é um tinto extraordinário, de grande qualidade e, por consequência, de grande prestigio. O seu nome denuncia a sua origem, este vinho nasce na Província de Siena, precisamente nas Colinas de Chianti, nas aldeias de Gaiole in Chianti, Castellina in Chianti e Radda in Chianti. Normalmente este vinho é elaborado com uvas Sangiovese, ainda que não se descarta a presença, em quantidades mínimas, de Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon. O mais famoso entre eles, é sem dúvida o Chianti Superiore, o melhor da classe. Hoje em dia, o vinho Chianti é produzido em grandes quantidades nas cidades de Pisa, Arezzo e Florença, formando deste modo, parte das 8 sub-áreas da sua produção atual.

Vinhos Dolcetto ? A sua origem localiza-se na Cidade de Piamonte (Nordeste de Itália), a tradução seria algo como ?um pouco doce?, porém, o dolcetto não tem elevados níveis de açúcar, como se poderia depreender pelo seu nome, mais ainda, a maior parte da produção deste vinho é seca e apenas uma ínfima quantidade é semi-seca (de sabor ligeiramente doce). Entre os dolcetto mais famosos encontramos o Ceretto Nero e o Alcaçúz, vinhos nos quais predomina o sabor de ameixas secas, que lhe dão o seu característico toque amargo com sabor de amêndoa. Em relação a qualidade superior, destacam-se dois tipos de vinho, o Dolcetto di Dogliani e o Dolcetto di Dogliani Superior. Estes vinhos harmonizam perfeitamente com massas e pizzas.

Vinhos Lambrusco ? Têm como origem a Cidade de Emilia-Romagna (Norte de Itália). É um vinho elaborado com muitas variedades de uva, algumas delas são produto de ?clonagem?, nas quais se podem incluir até 40 variedades. Este vinho é dividido em 4 denominações de origem: Lambrusco Salamino di Santa Croce, Lambrusco Reggiano, Lambrusco Grasparossa di Castelvetro e Lambrusco di Sorbara. O vinho lambrusco pode ser ligeiramente espumante, pode ser encontrado na variedade seco, mas em maior quantidade semi-seco. Entre as suas principais características, o lambrusco, tem uma elevada acidez onde se destaca o sabor de frutos como as bagas. Hoje em dia, o maior mercado de lambrusco encontra-se nos Estados Unidos. O seu êxito já foi exportado e, ainda que em menor quantidade, também se produzem vinhos do mesmo tipo na Argentina e no Chile.

 TAGS:Crestissimo Lambrusco RosatCrestissimo Lambrusco Rosat

Crestissimo Lambrusco Rosat

 

 

 TAGS:Dolcetto D'alba Lodoli 2008Dolcetto D'alba Lodoli 2008

Dolcetto D'alba Lodoli 2008

Deixe seu comentário Tipos de vinho italiano (I)

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name