Avisar sobre conteúdo inadequado

Tipos de vinho italiano (I)

{
}

 TAGS:Em Itália, a cultura enológica já vem de longe e com grande tradição. Os seus famosos vinhos ultrapassam todas as barreiras culturais e sociais. Vamos dar uma voltinha por este mundo fascinante para descobrir alguns dos tipos de vinho italiano.

Vino Chianti, Dolcetto e Lambrusco

Vinhos Chianti ? Este tipo de vinho é um tinto extraordinário, de grande qualidade e, por consequência, de grande prestigio. O seu nome denuncia a sua origem, este vinho nasce na Província de Siena, precisamente nas Colinas de Chianti, nas aldeias de Gaiole in Chianti, Castellina in Chianti e Radda in Chianti. Normalmente este vinho é elaborado com uvas Sangiovese, ainda que não se descarta a presença, em quantidades mínimas, de Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon. O mais famoso entre eles, é sem dúvida o Chianti Superiore, o melhor da classe. Hoje em dia, o vinho Chianti é produzido em grandes quantidades nas cidades de Pisa, Arezzo e Florença, formando deste modo, parte das 8 sub-áreas da sua produção atual.

Vinhos Dolcetto ? A sua origem localiza-se na Cidade de Piamonte (Nordeste de Itália), a tradução seria algo como ?um pouco doce?, porém, o dolcetto não tem elevados níveis de açúcar, como se poderia depreender pelo seu nome, mais ainda, a maior parte da produção deste vinho é seca e apenas uma ínfima quantidade é semi-seca (de sabor ligeiramente doce). Entre os dolcetto mais famosos encontramos o Ceretto Nero e o Alcaçúz, vinhos nos quais predomina o sabor de ameixas secas, que lhe dão o seu característico toque amargo com sabor de amêndoa. Em relação a qualidade superior, destacam-se dois tipos de vinho, o Dolcetto di Dogliani e o Dolcetto di Dogliani Superior. Estes vinhos harmonizam perfeitamente com massas e pizzas.

Vinhos Lambrusco ? Têm como origem a Cidade de Emilia-Romagna (Norte de Itália). É um vinho elaborado com muitas variedades de uva, algumas delas são produto de ?clonagem?, nas quais se podem incluir até 40 variedades. Este vinho é dividido em 4 denominações de origem: Lambrusco Salamino di Santa Croce, Lambrusco Reggiano, Lambrusco Grasparossa di Castelvetro e Lambrusco di Sorbara. O vinho lambrusco pode ser ligeiramente espumante, pode ser encontrado na variedade seco, mas em maior quantidade semi-seco. Entre as suas principais características, o lambrusco, tem uma elevada acidez onde se destaca o sabor de frutos como as bagas. Hoje em dia, o maior mercado de lambrusco encontra-se nos Estados Unidos. O seu êxito já foi exportado e, ainda que em menor quantidade, também se produzem vinhos do mesmo tipo na Argentina e no Chile.

 TAGS:Crestissimo Lambrusco RosatCrestissimo Lambrusco Rosat

Crestissimo Lambrusco Rosat

 

 

 TAGS:Dolcetto D'alba Lodoli 2008Dolcetto D'alba Lodoli 2008

Dolcetto D'alba Lodoli 2008

{
}

Deixe seu comentário Tipos de vinho italiano (I)

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name