Avisar sobre conteúdo inadequado

Tipos de vinho italiano (II)

{
}

 TAGS:Continuamos a descobrir a grande variedade dos vinhos de Itália, no seguimento do artigo Tipos de vinho italiano (I) ? as suas origens, características e um pouco da sua história.

Vinho Colorino ? É um vinho originário da Toscana e deve o seu nome à uva com que se elabora, uva esta bastante utilizada na mescla para a produção do vinho chianti. Apesar de não ser um vinho muito popular, tanto é assim que é o menos produzido na Toscana, este vinho é conhecido por vários nomes além de Colorino; Rose Broustina, Colore e Pisano.

Vinho Orvieto ? Vinho oriundo das regiões de Umbria e Lacio. Entre os mais famosos encontramos os brancos Orvieto, elaborados com a mistura das uvas Grechetto e Trebbiano. Nesta zona e no seu início elaborava-se o vinho dourado, amarelo e doce, hoje em dia a sua maior produção diz respeito a vinho seco e semi-seco em muito menor quantidade.

Vinho Montepulciano d'Abruzzo ? Da Região de Abruzzo, seco, de cor rubi intenso, com ligeiros toques violeta, de aroma intenso e sabor equilibrado.

Vinho Fiano di Avellino - É um vinho branco seco, originário de Campania, um dos sítios com maior tradição vitivinícola de Itália e que recentemente, em 2003, recebeu a sua denominação de origem. É um vinho de cor amarelo palha, de aroma frutado e sabor muito fresco.

Vinho Barolo ? Originário da Província de Cuneo (Região de Piamonte ? Norte de Itália). Este vinho é o resultado da fermentação de uvas Nebbiolo (nas variedades Lampia, Michet ou Rosé). É um vinho forte, que chega a alcançar os 16º de álcool. O seu nome deve-se à localidade de Barolo, ainda que atualmente seja produzido em muitas outras localidades de Cuneo.

Vinho Vernaccia di San Gimignano - Vinho branco seco, oriundo da Província de San Gimignano, na Toscana. É um vinho de longa data, elaborado desde a época dos Etruscos (séc. I A.C.). Tem uma cor amarelo-palha, que, envelhecido, se transforma num maravilhoso dourado e um aroma frutado e floral, com bom corpo e bastante consistência.

Vino Nobile di Montepulciano ? Vinho tinto produzido nos arredores da localidade de Montepulciano (Região de Abruzzo). É principalmente elaborado com a uva Sangiovese, assim como com as suas distintas variedades, habitualmente mistura-se com a casta Canaiolo Nero e algumas variedades de Mammolo, sempre em menor quantidade.

Não é fácil encontrar vinho italiano a bom preço, dado que as exportações estão orientadas aos vinhos de maior comercialização como o Lambrusco, ou a vinhos de alta gama como alguns Barolo e Barbaresco.

As adegas italianas apostam mais por mercados mais abertos como o dos Estados Unidos, mas ainda assim podem ser encontrados alguns bons vinhos, como:

 TAGS:Villa Lanata Suculé Barbera D'Alba Doc 2009Villa Lanata Suculé Barbera D'Alba Doc 2009

Villa Lanata Suculé Barbera D'Alba Doc 2009

 

 

 TAGS:Poliziano Nobile Di Montepulciano 2009Poliziano Nobile Di Montepulciano 2009

Poliziano Nobile Di Montepulciano 2009

Bom proveito!

{
}

Deixe seu comentário Tipos de vinho italiano (II)

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name