Avisar sobre conteúdo inadequado

Top 10 regiões vinícolas

{
}

 TAGS:A revista digital inglesa Askmen publicou um ranking das 10 melhores regiões vinícolas , nas quais se inclui a Ribera del Duero, situada na 8ª posição. Pela sua tradição no cultivo da vide, por ser berço de um dos vinhos mais caros e prestigiados do mundo (Vega Sicilia) e pelo seu esmero no cultivo da casta autóctone Tempranillo (Tinta Roriz) que combinada, em alguns casos, com uma Cabernet Sauvignon, fica ao nível da de Bordeaux, oferece um néctar simplesmente delicioso.

Neste Top 10 também dizem que o vinho tinto Rioja já não é o único embaixador de Espanha. Em Ribera del Duero já existem adegas com capacidade para manter um estilo e uma qualidade constante ao longo do tempo, como o confirmam vinhos como Pesquera e Pago de Carraovejas. Aqui fica a lista completa das Top 10 regiões vinícolas para visitar:

  1. Borgonha: Pela perfeição na elaboração tanto de vinhos tintos com Pinot Noir, como os brancos Chardonnay. Pela sua tradiçao, pelas suas paisagens únicas e pelas vinhas tão famosas como as de Domaine Romanée-Conti, Vosne-Romanée e Chassagne-Montrachet, que produzem vinhos capazes de envelhecer durante muito, muito tempo. Esta revista inglesa considera-os a melhor região vinícola do mundo.

  2. Champagne: O berço dos espumantes mais famosos do mundo. Tradição e inovação, mescla de pequenos produtores que mimam os seus produtos com grandes marcas de renome mundial. A vida, dizem, seria um pouco menos especial sem champanhe.

  3. Toscana: Uma região de grande beleza que produz uma variedade inigualável de vinhos de qualidade: Chianti, Brunello, Carmignano. Uma região que respira vinho.

  4. Bordeaux: A surpresa desta classificação. A região mais nomeada hoje em dia, não tem a tradição ou peculiaridade das outras regiões, ainda que aqui se produzam os vinhos mais famosos do último século, ou os Sauternes mais especiais. Além de que, a sobre exploração do nome Bordeaux faz com que existam muitas grandes adegas, mas também muitas outras medíocres.

  5. Mosel: Esta região alemã foi a região mais importante antes do ?domínio? de Bordeaux. A sua capacidade para produzir verdadeiras obras de arte com a uva Riesling, continua a causar admiração pela complexidade que os seus vinhos podem chegar a alcançar.

  6. Napa Valley: A primeira região dos Estados Unidos a chamar a atenção, o seu êxito deve-se ao microclima mediterrânico e também à determinação dos proprietários das adegas, que superaram obstáculos históricos como o da ?Lei Seca? ou o de grande trabalho e dedicação sobre solos limitados.

  7. Piamonte: A outra grande região italiana, perto dos Alpes, onde a uva Nebbiolo e a Moscato Bianco são quase uma religião. Aqui são produzidos os impressionantes Barolos e os Barbarescos, juntamente com os Moscato d'Asti e os Asti Spumante.

  8. Ribera del Duero: Já mencionada no inicio do artigo. Reúne vinhos como o Pingus, assim como as zonas vizinhas Rueda e Cigales, parte de um todo único espetacular.

  9. Barossa Valley: Ainda que a Austrália seja enorme e injustamente desconhecida, há já anos que os vinhos desta região se passeiam pelo mundo a receber elogios. São vinhos concentrados, com muitíssimo sabor e potência, onde a Shiraz alcança a sua máxima expressão.

  10. Central Coast: Na Califórnia e no Ródano. Na verdade são 2 zonas as que ocupam este 10º lugar, ambas pelo mesmo motivo, a sua estima pelos valores do Meio Ambiente e a sua iniciativa em desenvolver o território do biológico e ecológico.

Pensas que já conheces tudo sobre a Ribera del Duero? Na Uvinum fazemos-te 2 propostas diferentes de que vais gostar:

 TAGS:La Planta 2009La Planta 2009

La Planta 2009: Da Adega Arzuaga Navarro, La Planta 2009 é um vinho com intensidade de aromas excecional. Altamente recomendável e mais ainda, tendo em conta que o preço não chega a 10?.

 

 

 TAGS:Cuestaroa Crianza 2009Cuestaroa Crianza 2009

Cuestaroa Crianza 2009: Uma boa guarda, que combina perfeitamente os toques de madeira de carvalho sem perder os sabores frutados. Potente, carnoso, elegante. Provaste-o?

 

{
}

Deixe seu comentário Top 10 regiões vinícolas

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name