Avisar sobre conteúdo inadequado

A tradição do cabaz de Natal na Europa

{
}

 TAGS:O Natal de 2013 já está muito perto! Ding dong! Ding dong! O Pai Natal está quase a chegar, é o momento de tratar dos cabazes da Natal. Já pensaste nos teus?

Os presentes são uma parte importante no espírito do Natal, nesta época é mais importante dar que receber, demonstrar aos nossos seres queridos quanto são importantes para nós. É a época do presente universal, ou não?

Hoje fazemos uma apresentação sobre a celebração do Natal em alguns países da Europa e sobre quais são os presentes que preferem as famílias e os amigos europeus.

  • Natal em Portugal: No nosso país e apesar do Pai Natal (nas últimas décadas) os elementos católicos são bem patentes, já seja na variedade e tamanho dos presépios, como na tradicional Missa do Galo, à meia-noite, após a consoada. No entanto, a árvore de Natal está presente em todas as casas e a tradição gastronómica destes dias de festa é extremamente variada e abundante de Norte a Sul. Infelizmente, os cabazes de Natal não fazem parte da tradição das empresas, mas isso sim, eles existem à venda em muitas lojas para serem oferecidos aos amigos e família. Os cabazes tradicionais são extremamente variados, podem conter bacalhau e azeite virgem, queijos e enchidos, frutos secos, biscoitos, compotas, chocolates, licores e Vinho do Porto.
  • Natal em Espanha: No país vizinho o Natal começa a partir do momento em que as empresas entregam os lotes de Natal aos seus empregados, o que costuma suceder entre 15 a 20 de Dezembro. As ?cestas de Natal? incluem habitualmente enchidos, vinho e doces típicos de Natal como o maçapão ou os torrões. No dia 22 de Dezembro começa oficialmente o Natal com o Sorteio da Lotaria Especial de Natal. Os presentes das crianças, tradicionalmente eram recebidos nos dias de Reis (Reis Magos), as noites de 5 e 6 de Janeiro, mas durante as últimas décadas, o dia 24 de Dezembro e o Pai Natal ganharam terreno, sobretudo para que as crianças possam desfrutar dos seus brinquedos durante as férias de Natal.
  • Natal na Alemanha: Aqui não existe a tradição de oferecer um cabaz de Natal, mas de qualquer forma é um período especialmente dedicado aos presentes entre amigos e familiares, habitualmente de produtos artesanais com tradição. Por todo o país, nos fins de semana anteriores à festa, abrem ?Mercados de Natal?, onde se bebe "Gluehwein" , o vinho quente com especiarias, ouvem-se os cânticos de Natal dos coros tradicionais e provam-se delícias como as amêndoas tostadas ou o Lebkuchen (bolo de especiarias e mel).
  • Natal em Itália: Em Itália o cabaz de Natal também é uma oferta (a tradição vem da época dos romanos) ainda que não de forma tão institucionalizada como em Espanha. Aqui, os protagonistas do cabaz não são os enchidos, são os panettones (bolo de frutas) e os pandoros (bolo sem frutas), normalmente acompanhados por licor e vinho doce como o Marsala. O Natal termina com as prendas da Bruxa Befana, nsa noites de 5 e 6 de Janeiro, tal como a noite dos Reis em Espanha.
  • Natal em Inglaterra: Na Grã-Bretanha, especialmente em Inglaterra, o Natal começa não com cabazes mas sim com postais de Natal. Em todas as lojas pode ser encontrada uma enorme variedade de postais, com as correspondentes combinações de envelopes, laços e inclusive guloseimas para os acompanhar. Em sítios como o Convent Garden, em Londres, o Natal é um verdadeiro espetáculo . Em relação aos presentes, o protagonista é o Pai Natal e as prendas são entregues até à véspera de Natal. A mesa do jantar é decorada com biscoitos que por vezes disparam confetis e por vezes pequenas prendas. Se pretendes visitar este país durante o Natal, verás que os protagonistas são os coros e as árvores de Natal. Em Londres, os sítios de maior importância a nível de espetáculo são Victoria Station e Trafalgar Square. No entanto, para festejar com os amigos, as melhores semanas são anteriores ao Natal, já que esta é uma data de reunião familiar.
  • Natal em França: Este é o país que reúne as tradições de toda a Europa: os cabazes de Natal ou ?Cadeaux de Noël? são muito comuns, porém, os cabazes não são apenas gastronómicos. Nas zonas mais próximas da Alemanha, triunfam os mercados e as feiras e mais a Sul montam-se os presépios em casa. A galette des rois é o equivalente ao Bolo Rei porém os postais de Natal recebem-se em Janeiro.

Já pensaste nos teus presentes de Natal? Hoje recomendamos-te 2 lotes diferentes para surpreenderes os teus amigos e família neste Natal de 2013:

 TAGS:Portal Um Século de Vinho do PortoPortal Um Século de Vinho do Porto

Portal Um Século de Vinho do Porto

 

 

 TAGS:Deli Pack Deli Pack "Restaurante O at Home"

Deli Pack "Restaurante O at Home"

{
}
{
}

Comments A tradição do cabaz de Natal na Europa

Este ano vou optar pela CAbazportugal vamos oferecer 120 cabazes
http://cabazportugal.pt/index.php
paul Saad paul Saad 16/10/2014 as 12:10

Deixe seu comentário A tradição do cabaz de Natal na Europa

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name