Avisar sobre conteúdo inadequado

Truques para a tua prova de cerveja ser um êxito

{
}

 TAGS:undefined

Quase todos nós gostamos de cerveja, mas nem todos sabemos o suficiente sobre esta bebida. Se pretendes descobrir os pormenores mais interessantes para oferecer uma prova de cerveja, é importante a técnica passo por passo. Entre duas cervejas podem existir enormes diferenças que são apreciadas, sobretudo, na comparação. Referimo-nos à levedura, à espuma e ao sabor.

Como tal, aqui ficam as nossas recomendações para que a tua prova de cerveja seja um êxito:

  • Conhecer os tipos de cerveja: Ler informação sobre os tipos de cerveja pode ajudar a reconhecer as suas características e assim escolher melhor quais as que desejas provar. Recorda não escolher mais de 5 cervejas diferentes para cada prova.
  • Escolher os copos: Os copos ideais para cervejas fortes são arredondados enquanto que para a cerveja leve devem ser usados copos quadrados. Nas provas, habitualmente utilizam-se dois tipos de copos; um para o aspecto e outro para o gosto.
  • Não fumar: Se és fumador/a evita o tabaco antes e durante a prova de cerveja.
  • Manter a temperatura ideal:A cerveja deve encontrar-se entre 3 e 8 graus de temperatura no momento de proceder à prova. Há quem recomende retirá-la do frigorífico 10 minutos antes, já que, para apreciar os seus aromas, não deve estar muito fria ou quente.
  • Servir a cerveja:Para servir a cerveja, inclinar o copo 45º e deitar com uma distância que permita formar uma altura de espuma não superior a 2 cm. Agitar em círculos para começar.


Uma vez iniciada a tua prova de cerveja, deves avaliar os seguintes pontos:

  • Cor da cerveja: Pode ser branca, avermelhada, tostada ou preta. Aprecia a sua cor colocando o copo a contraluz e observa se é turva ou cristalina, estas 2 características dependem da filtração.
  • Espuma: *Na observação da espuma*, não só podes avaliar a sua espessura, como também ver se os poros de gás se encontram abertos ou fechados, assim como a sua persistência em copo. Menor persistência é sinónimo de maior graduação alcoólica.
  • Aroma: O aroma das cervejas de cereais pode ser terroso, herbal ou floral, dependendo da quantidade de malte ou trigo nela presentes. As cervejas douradas costumam apresentar um intenso odor de lúpulo e as escuras, aroma de malte, chocolate ou café. Também é possível identificar aromas frutados ou de especiarias em cervejas de alta fermentação.
  • Gosto: Recorda que os sabores ácidos são percebidos pelos lados da tua língua, os doces na frente e os amargos, na parte de trás da tua língua. Procura os sabores tostados dos cereais, depois o gosto amargo do lúpulo ou o adocicado do trigo. Procura também o sabor das frutas, especiarias, e o do álcool, que deixa uma ligeira ardência. Finalmente, procura o corpo da tua cerveja, podes apreciá-lo no paladar, através da sua textura, seja leve ou espumosa.

 

 TAGS:OrvalOrval

Orval: Uma cerveja trapista elaborada por baixa fermentação e produzida na Bélgica. Graduação alcoólica de 6º.

 

 

 TAGS:Leffe BlondeLeffe Blonde

Leffe Blonde: Cerveja de abadia belga, elaborada por alta fermentação e com 6.6º de graduação alcoólica.

 

 

{
}

Deixe seu comentário Truques para a tua prova de cerveja ser um êxito

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name