Avisar sobre conteúdo inadequado

Um passeio pelo Rhône e os seus vinhos

{
}

 TAGS:O Ródano ou Rhône localiza-se em França e tem uma extensão de aproximadamente 80 mil hectares, além do Rio Ródano, um dos maiores do mundo. O Rhône divide-se nos dois conceitos que principalmente o definem:o clima e as uvas.

No que diz respeito aos vinhos, podemos dividi-los em duas classificações hierárquicas: a Côtes de Rhône e a Côtes de Rhône Villages. Já que uma pertence ao Norte e outra ao Sul do Ródano respetivamente, devemos esclarecer:

O Norte do Rhône, as suas uvas e vinhos

Podemos começar pelo Norte do Ródano, onde encontramos a maioria das vinhas nas encostas, facto que aumenta o valor da uva, já que são sítios de vindima mais difícil e mais lenta. A uva mais importante desta zona é a Syrah, caraterizada por ser extremamente potente, pela sua cor com muitos taninos, e aroma a frutos vermelhos. Os melhores vinhos elaborados com esta uva podem envelhecer 50 anos, ou seja, são vinhos para colecionistas.

Entre os vinhos mais famosos da região, podemos nomear os da zona de Hermitage. Nos vinhos brancos destacam-se os elaborados com uva Viognier, hoje em dia muito na moda pelos seus aromas exóticos.

O Sul do Rhône, as suas uvas e vinhos

Se falamos do Sul, é necessário remarcar o clima, totalmente diferente do Norte por ser muito mais quente. Nesta zona encontramos a uva Grenache em abundância, a qual pode ser misturada com mais de 12 uvas diferentes. Em menor quantidade do que no Norte também se encontra a Syrah. A uva Grenache gera vinhos com mais álcool, poucos taninos e menos cor, aquilo que se poderia classificar como vinhos ?duros?.

Desta zona destaca-se o famoso Châteauneuf-du-Pape, um vinho que pode chegar a ser elaborado com 13 tipos de uva, mas o predomínio é da Grenache, e em alguns casos em 100%. Este vinho também é conhecido como ?o vinho do Papa?, já que o Papa João XXII, foi quem mandou construir o castelo da cidade e quem promoveu o cultivo desta uva na zona.

Como sempre, a última palavra é vossa, já demos um pequeno passeio pelo Ródano, conhecemos um pouco da sua geografia, uvas e vinhos, apenas resta deleitar-se com algum dos seus famosos vinhos...

 TAGS:Louis Bernard Côtes du Rhône 2010Louis Bernard Côtes du Rhône 2010

Louis Bernard Côtes du Rhône 2010

 

 

 TAGS:Château de Beaucastel Blanc 2009Château de Beaucastel Blanc 2009

Château de Beaucastel Blanc 2009

{
}

Deixe seu comentário Um passeio pelo Rhône e os seus vinhos

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name