Avisar sobre conteúdo inadequado

Variedades de uvas brancas

{
}

Hoje apresentamos alguns tipos de uvas brancas, que produzem vinhos com tons desde o amarelo-palha até ao dourado intenso. Convidamos-vos a comprar vinho,de qualquer uma das denominações que aqui sugerimos, na Uvinum.

 TAGS:

Albariño

A albariño, é uma variedade de uvas com origem na Galiza, que produz vinhos de cor amarelo-esverdeado, com aromas florais e frutados bem marcados. Quando acabado de fazer é ligeiramente ácido, porém, com o correr do tempo, vai adquirindo toques de maçã madura e rebuçado de mel. Os peritos descrevem a uva Albariño como tendo perfumes semelhantes ao do feto, das flores brancas e do feno fresco, com um sabor parecido ao do pêssego maduro. Dá vontade de o provar!

Chardonnay

Habitualmente vinificada para ser consumida no mesmo ano, a Chardonnay, é a variedade branca mais apreciada e fácil de cultivar, devido a que suporta todo o tipo de climas e é ótima para ser fermentada ou envelhecida em barris de carvalho. Os provadores costumam associar esta uva com aromas de manteiga fresca, avelã e pão, para depois dar lugar às frutas tropicais, ao melão, banana e ananás.

Sem passar por madeira, ganha uma boa acidez, além de aromas cítricos de toranja e maçãs verdes, inclusive podem ser reconhecidas frutas doces como o damasco. Fermentado e envelhecido em barril, o vinho de Chardonnay oferece menos acidez e mais corpo, com notas de baunilha, mel, rebuçado e lácteos.

Gewürztraminer

Com uma uva de cor rosa amendoado e, a partir de que gewürz significa especiaria em alemão, esta é uma variedade que faz precisamente referência a estes aromas e sabores. AGewürztraminer é caraterizada por ter uma grande presença de fruta e toques florais, semelhantes aos da Torrontés argentina e aos moscatéis. Em boca é comparada com a toranja madura e inclusive, com a manga.

Sauvignon Blanc

Com uma presença marcada de notas que lembram maças verdes e goiaba, assim como espargos e ervilhas, na Sauvignon Blanc, costuma encontrar-se também com bastante frequência, o odor da erva acabada de cortar.

Torrontés

A Torrontés é a cepa branca, emblema dos vinhos que se produzem na Argentina. Pode ser distinguida pelos florais intensos que lembram a uva Moscatel e que tem ainda um toque de rosas. Evoca aromas de frutas tropicais, como o do ananás e da banana, mas, ao mesmo tempo oferece notas vegetais, semelhantes às do gerânio e do funcho.

{
}

Deixe seu comentário Variedades de uvas brancas

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name