Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhas Velhas

{
}

 TAGS:Em muitas etiquetas de vinho é habitual encontrar a referência a ?Vinhas Velhas?, ou, em castelhano ?Viñas Viejas?, em francês ?Vieilles Vignes?, em alemão ?Reben? ou em inglês ?Old Vine?. Mas, a que se refere exatamente esta expressão?

Vinhas velhas é a referência direta às vides com as quais foi feito o vinho, mencionando a idade, o que significa que são vides antigas. As vinhas velhas são mais suscetíveis de nos brindarem com um bom vinho, são vinhas de menor produção mas com mais sabor e aromas. Contudo, em França e nos Estados Unidos não se aceita esta especificação.

E encontram-se exemplos interessantes sobre as chamadas Vinhas Velhas. No Canadá existem vinhas com 120 anos de idade, que 20 anos após a sua implantação começaram a gerar pequenas culturas, das quais resultaram vinhos intensos.

O Vale de Barossa, na Austrália, possui um dos vinhos de vinha velha mais antigos do mundo. A vinha Langmeil Shiraz, plantada há 170 anos (em 1843) produz apenas 100 pequenas garrafas de vinho por ano. Os autores deste vinho extraordinário ? Barossa Old Vine Charter podem gabar-se de fazer o vinho com uma das mais antigas vinhas do mundo.

As que se encontram em Maribor, na Eslovénia, são, porém, ainda mais antigas. Foram plantadas há 400 anos e produzem apenas entre 35 a 45 kg de uva por ano.

Alguns fabricantes de vinho afirmam e insistem que o vinho deve ser produzido com vides no mínimo a partir de 30 ou 40 anos de idade, se for mais velha, melhor ainda. Ainda que dependa de fatores como o tipo e qualidade da uva e o rendimento sustentável que possa ter economicamente, a antiguidade também é sinónimo de investimento. Imaginem o que será esperar 40 anos para começar a produzir vinho...

Não podemos deixar de referir que não existe uma definição legal para ?vinha velha? e muitas vezes esta é confundida com um vinho reserva. Devemos, sobretudo, prestar atenção à informação contida no rótulo do vinho, de forma a evitar mal entendidos.

Queres provar vinhos de Vinhas Velhas? Recomendamos alguns dos melhores:

 TAGS:Dona Berta Vinhas Velhas Reserva Rabigato 2010Dona Berta Vinhas Velhas Reserva Rabigato 2010

Dona Berta Vinhas Velhas Reserva Rabigato 2010

 

 

 TAGS:Kopke Vinhas Velhas 2008Kopke Vinhas Velhas 2008

Kopke Vinhas Velhas 2008

{
}

Deixe seu comentário Vinhas Velhas

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name