Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinho de gelo – Eiswein

{
}

 TAGS:O vinho de gelo, também conhecido como Eiswein (em alemão) é um vinho de mesa elaborado com uvas geladas ou congeladas de modo natural, ou seja, congeladas na própria videira. Este método evita que se congelem os açucares próprios da uva, esta ao perder água produz um vinho mais doce do que habitualmente sucede.

O processo de congelação deste vinho dá-se mesmo antes da fermentação e muitas uvas são afetadas pela ?podridão nobre? o que significa que apenas umas poucas se aceitam para produzir este vinho. É uma árdua classificação manual e com pequenas quantidades de uvas como resultado a que se realiza neste processo, facto que explica o preço deste vinho.

Os vinhos de gelo normalmente são elaborados com uvas Gewürztraminer e Riesling, mas também se utilizam a Chardonnay, Cabernet Franc e Vidal (estas últimas desenvolvem-se bastante bem no Canadá). É um vinho de zonas frias e por esta razão, a Alemanha e o Canadá são as suas principais produtoras.

Este tipo de vinho também é conseguido através de processos modernos como a crio-maceração e a crio-extração, que os vinicultores utilizam para substituir o clima de forma tecnológica e artificial. Neste processo as uvas são congeladas artificialmente até atingirem a maturação desejada para depois extrair o mosto e finalmente elaborar o vinho. É preciso notar que o processo ?artificial? é mais lento e complicado do que o natural, um pequeno erro de cálculo pode danificar o vinho de forma irreversível.

Apesar do vinho de gelo conter um alto teor de açúcar, é um vinho com muita frescura devido à sua alta acidez. Um vinho de gelo, habitualmente, é encorpado e com um final persistente. Podemos dizer que possui aromas que vão desde o pêssego, mel e figos a maças verdes e cítricos. Algumas das suas variedades exalam aromas de frutos tropicais como o ananás, manga ou lichia.

Normalmente, o grau de álcool de um vinho de gelo é menor do que o de um vinho de mesa, ou seja, à volta de 6º, ainda que se possam encontrar até cerca de 13º. Classificar um vinho de gelo como um vinho de sobremesas parece-nos injusto... Para desfrutar plenamente os seus delicados sabores recomendamos beber entre 10 e 12ºc.

 TAGS:Weinhaus Barzen Eiswein Riesling 375ml 2001Weinhaus Barzen Eiswein Riesling 375ml 2001

Weinhaus Barzen Eiswein Riesling 375ml 2001

 

 

 TAGS:Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010

Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010

{
}

Deixe seu comentário Vinho de gelo – Eiswein

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name