Sabe-se desde há muito que o
queijo e o vinho formam um casal inseparável. Os
especialistas do sector gastronómico oferecem-nos continuamente
as suas recomendações e concedem uma nova perspectiva sobre as
experiências gastronómicas, que, juntamente com
a imensa literatura publicada sobre este tema, muito podem
ensinar sobre harmonizações entre cada tipo de
queijo e de vinho.
O Centro do Gosto e Hábitos Alimentares Franceses formulou a pergunta : porque é que o vinho sabe melhor com queijo? O estudo realizado para obter respostas foi recentemente publicado no Journal of Food Science.
Mara V. Galmarini, a autora principal deste estudo revelou que “Graças à nossa investigação percebemos que a duração da percepção de adstringência de um vinho poderia ser reduzida após comer queijo. Os quatro queijos utilizados no estudo tiveram o mesmo efeito, em poucas palavras, é provável que o sabor do vinho seja melhor quando se acompanha de queijo e independentemente do tipo de queijo”.
Os participantes da investigação, um total de 31 voluntários, foram submetidos a duas provas, primeiro provaram quatro vinhos (Pacherenc, Sancerre, Bourgogne e Madiran), sobre os quais deviam indicar qual a sensação dominante com cada um deles, de acordo a uma lista que lhes foi entregue. Depois a prova foi repetida, mas com uma ligeira diferença: entre cada gole de vinho os participantes deviam comer um pedaço de queijo, sendo eles: Epoisses, Condado, Roquefort e Crottin de Chavignol.
Ao longo da prova demonstrou-se o impacto positivo dos queijos na percepção dos vinhos, efeito este que se notou especialmente com vinhos tintos, Bourgogne e Madiran, que viram o seu aroma frutado potenciado, ao mesmo tempo que que a sua adstringência diminuiu. O mesmo sucedeu em relação aos vinhos brancos, incluídos os doces, embora em menor proporção.
Já sabe, escolha uma boa tábua de queijos, nós recomendamos os vinhos:
Cadão 2012
Cadão 2012
Quinta do Portal Grand Reserva
2011
Quinta do Portal Grand Reserva 2011
Deixe seu comentário Vinho e queijo: porque é tão bom?
Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.