Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos biodinâmicos

{
}

 TAGS:No mundo dos vinhos existem diferentes tipos de vinho, cuja variedade depende principalmente da sua elaboração, concepção e produto final entre outros factores. Nesta grande quantidade de tipos de vinho encontramos os chamados vinhos biodinâmicos, talvez este termo seja estranho ou novo para muitos, porém, sem aprofundar nem chegar às explicações técnicas, podemos dizer que o vinho biodinâmico é aquele que se realizou através de agricultura biodinâmica, ou seja, cujas vides são cultivadas por um processo ecológico e natural.

Biodinâmico?

Talvez ao conhecer um pouco mais sobre o tema, ao saber que tipo de vinho é este, descubramos que é mais simples do que parece. A agricultura biodinâmica baseia-se num processo de equilíbrio de desenvolvimento integral do cultivo e neste caso referimos-nos à vide. São culturas absolutamente isentas de fertilizantes artificiais, pesticidas e herbicidas tóxicos. É um processo ecológico, desde o principio até ao fim e muito semelhante aquilo que conhecemos como agricultura orgânica ou ecológica.

Outro dos factores que intervêm em agricultura biodinâmica é a grande utilização de abono e adubos, que são produzidos em terras com ausência total de produtos químicos. Na agricultura biodinâmica existem calendários rigorosos com datas de plantações e colheitas que respeitam estações do ano, tempos e os ciclos da Natureza propriamente dita.

Ao resultado desta metodologia, fundamentos e factores intervenientes dá-se o nome de agricultura biodinâmica, que aplicada à vitivinicultura gera o chamado vinho biodinâmico.

Benefícios e vantagens do vinho biodinâmico

Um fruto biodinâmico é aquele que se encontra em equilíbrio com a Natureza, ou seja, será um fruto com melhor sabor e com benefícios inteiramente naturais. Um vinho elaborado com vides biodinâmicas é um vinho com melhor sabor, melhor graduação já que teve um melhor processo.

Os vinhos biodinâmicos são relativamente recentes, o seu preço é mais elevado do que um vinho tradicional devido a que a sua elaboração é mais dispendiosa ( ainda que pensemos que o tempo irá mudar gradualmente este facto).

Agora que já averiguamos um pouco mais sobre este tema, quero aventurar-me no mundo dos vinhos biodinâmicos para poder fazer as minhas próprias considerações e estabelecer comparações. Temos a certeza que farão o mesmo, não se esqueçam de que são vocês quem tem a última palavra em relação às preferências de vinhos.

Como sempre, deixamos as nossas recomendações, neste caso de vinhos ecológicos:

 TAGS:Porto J.W. Hart Réserve Ruby Bio RougePorto J.W. Hart Réserve Ruby Bio Rouge

Porto J.W. Hart Réserve Ruby Bio Rouge

 

 

 TAGS:Xavier Vins D'Experts Côtes Du Rhône Villages Bio 2011Xavier Vins D'Experts Côtes Du Rhône Villages Bio 2011

Xavier Vins D'Experts Côtes Du Rhône Villages Bio 2011

{
}

Deixe seu comentário Vinhos biodinâmicos

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name