Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos da Bairrada

{
}

 TAGS:Além do famoso leitão, a Bairrada representa uma importante contribuição na tradição e qualidade da mesa portuguesa. Falamos de vinhos, pois claro...

Nas castas tintas, que regam equilibradamente os assados, destacam-se a Alfrocheiro tinta, Touriga-Nacional, Castelão (Periquita), Jaen (a Mencía espanhola) e Baga, assim como castas internacionais como a Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Os tintos da Bairrada apresentam vermelhos fortes, de granada e rubi, são ricos em taninos e envelhecem bem, atingindo um sabor com estrutura e um bouquet que demonstra a evolução.

Os rosés possuem um aroma frutado, de acidez elevada e grande frescura e os brancos são citrinos, com reflexos esverdeados e desenvolvem notas resinosas no envelhecimento.
Nas castas bancas, encontramos: Bical, Arinto, Cercial, Rabo-de-ovelha, Fernão Pires (Maria Gomes) e Chardonnay, entre outras.

A Região demarcada da Bairrada estende-se de Águeda a Coimbra, numa zona de terras planas, próxima do mar e repleta de pequenas cooperativas e quintas produtoras. Os grupos produtores mais famosos, e ganhadores de vários prémios internacionais são a Aliança e a Bacalhôa, a última recebeu nada menos que 24 medalhas no International Wine Challenge.

Para quem não saiba, a Bairrada é pioneira na elaboração de vinho espumante, desenvolvido na Estação Vitivinícola da Beira Litoral em 1890. A maioria dos espumantes produzidos na Bairrada pertencem à categoria Bruto, embora também se elabore Seco e Meio-seco.

As nossas sugestões:

 TAGS:3B Rosé 20123B Rosé 2012

3B Rosé 2012: Espumante rosé Bruto de Filipa Pato.

 

 

 TAGS:Luis Pato Vinhas Velhas 2010Luis Pato Vinhas Velhas 2010

Luis Pato Vinhas Velhas 2010

 

{
}

Deixe seu comentário Vinhos da Bairrada

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name