Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos da Borgonha

{
}

 TAGS:Os vinhos franceses possuem uma antiga tradição em relação ao cultivo da vide, que tem origem no séc. II e foi desenvolvida durante o Império Romano. Não há dúvida que esta é uma parte fundamental da cozinha francesa e de que as suas marcas alcançaram um reconhecimento mundial de qualidade com marca registada.

Uma das regiões mais famosas pela sua tradição é precisamente a Borgonha, uma região vinícola no centro nordeste de França, que se estende por 250 Km, desde o Norte de Chablis, até ao Sul de Mâconnais. É importante ressaltar que os seus vinhos, juntamente com o vinho de Bordeaux e o champanhe, se encontram entre os mais prestigiados do mundo.

Os vinhos que se produzem na Borgonha são vinhos tintos, elaborados com uvas pinot noir, gamay; e os vinhos brancos, à base de castas chardonnay e aligoté: Também se produzem pequenas quantidades de vinho rosé e vinho espumante. Toda esta produção é distribuída pelos seus 25.800 Ha, que alcançam cerca de 1,500.000 hl de vinho ?Borgonha?. Esta zona, denominada ?Vinhedo borgonhês? é constituída por quatro zonas de produção, de Norte a Sul: os vinhedos de Yonne, os da Côte d'Or, da Côte Chalonnaise e os de Mâconnais.

Uma informação a ter em conta, é a de que nas vinhas da Côte d'Or se encontram os vinhos mais famosos e mais caros de toda a Borgonha, como o ?Grand Cru?, o ?Premier Cru? e o ?Village?. Mais a Sul, na região de Beaujolais, famosa pelos seus vinhos tintos frutados, utiliza-se a uva gamay.

Em relação às uvas brancas, a mais comum entre elas é a chardonnay, produzindo os vinhos de Chablis, Mâcon e da Côte d'Or. Todos eles são elaborados 100% com uva chardonnay, uma cepa bastante vigorosa, com frutos muito aromáticos na sua juventude e que sai a ganhar num envelhecimento entre 2 a 4 anos.

Sobre as uvas tintas, a produção da Côte d'Or centra-se na uva pinot noir e em Beaujolais utiliza-se a uva gamay.

Para os amantes do vinho, aqui fica mais uma informação sobre a pinot noir, ela é a principal uva tinta da Borgonha e foi cultivada pelos gauleses, ainda antes da conquista dos romanos.

Como se pode constatar, a qualidade e a excelência na Borgonha são prioridade, assim como nos seus vinhos e tradição vinícola, uma das mais importantes do mundo. Resta apenas que os seus vinhos nos deliciem.

{
}

Deixe seu comentário Vinhos da Borgonha

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name