Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos do Alentejo

{
}

 TAGS:Cerca de vinte mil Ha de vinhas, encaixadas numa paisagem cor de caramelo e palha, campos de cereais e sombra fresca de árvores centenárias, cobrem o Alentejo.

O território do vinho, ao contrário, não é maioritariamente plano, estende-se numa grande variedade de solos, e portanto de castas, que alternam entre: as autóctones tintas, Trincadeira, Touriga Nacional, Afrocheiro e Castelão (Periquita); as autóctones brancas, Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro; as há já muito ?residentes?em terras alentejanas como a Alicante Bouschet; e as importadas como a Cabernet Sauvignon e a Syrah, com muito bons resultados.

Os vinhos tintos, brancos e rosé do Alentejo, são encorpados, redondos, suaves e muito aromáticos, porém há duas castas que se destacam particularmente. A  Antão Vaz e a Alicante Bouschet.

Sobre a primeira, a casta Antão Vaz, desconhece-se a sua origem mas já faz parte da alma dos grandes vinhos brancos do Alentejo, hoje em dia extensamente plantada, sobretudo nas regiões de Évora e Vidigueira. As suas uvas produzem vinhos firmes e estruturados, com aromas de frutas tropicais maduras, e ainda que por vezes revelem falta de acidez, resultam muito bem em alianças com Arinto (de elevada acidez) e Roupeiro, esta última também chamada Síria.

A segunda, tal como já foi referido, não é uma casta formalmente portuguesa, porém já faz parte do património alentejano ? A Alicante Bouschet, é também conhecida como ?tinta de escrever?, pela cor intensa que oferecem os seus vinhos, muito apreciados pelos aromas de frutos silvestres, cacau e notas vegetais.

São muitas as possíveis sugestões de compra na Uvinum, no que aos vinhos do Alentejo se refere, por isso a minha sugestão de hoje, é que naveguem por Adegas, Cooperativas e Quintas. Por entre brancos, tintos e rosés, do Redondo, Vidigueira, Arraiolos, Borba e outras terras. Arrisquem na vossa intuição e contem-nos os resultados. Há poucas coisas tão boas como encontrar um tesouro sem mapa à disposição : )

 TAGS:Vinha da Defesa Tinto 2010Vinha da Defesa Tinto 2010

Vinha da Defesa Tinto 2010

 

 

 TAGS:Zambujeiro 2008Zambujeiro 2008

Zambujeiro 2008

{
}

Deixe seu comentário Vinhos do Alentejo

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name