Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos de Sauternes

{
}

 TAGS:Os vinhos de Sauternes são um tipo de vinho branco francês, de sobremesa e oriundo da Região de Sauternes, em Bordeaux-França. Habitualmente é elaborado com castas como a Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle, afetadas pelo fungo Botrytis cinérea, conhecido como ?podridão nobre?.

Nos vinhos Sauternes é característico encontrar o equilíbrio entre a doçura e a acidez, assim como aromas intermitentes de mel, damasco e pêssego, estes sabores têm uma notória permanência no paladar.

Outra das vantagens deste vinho refere-se à sua larga duração em algumas das melhores colheitas, ultrapassando o século etário sem dificuldade.

Atualmente, os vinhos Sauternes são elaborados nos 5 municípios de Sauternes (Barsac, Bommes, Fargues, Preignac e ainda Sauternes) sendo Barsac a zona vinícola mais destacada, inclusive com uma denominação de origem própria.

O vinho Sauternes possui uma particular cor dourada que vai escurecendo com os anos até adquirir o tom de uma moeda de cobre, que, segundo os peritos, é quando atinge o seu melhor estado. Na sua melhor forma, um vinho deste tipo alcança cerca de 13º de álcool.

Além das garrafas grandes podemos encontrar o vinho Sauternes em garrafas pequenas de 375ml. Serve-se ligeiramente fresco. Temperatura ideal 11ºc. Habitualmente é harmonizado com sobremesas, porém, também se diz que não existe melhor acompanhante do que este vinho para um fois grais.

Podridão Nobre

Uma das características que mais se destacam neste vinho é a sua elaboração, na qual a vide é infetada pelo fungo Botrytis cinérea, mais conhecido no mundo do vinho como ?podridão nobre?. Este fungo é introduzido nas cepas com que se elabora o vinho, logrando uma textura particular e aumentando o açúcar da uva. Normalmente, o fungo ataca as uvas onde há nevoeiro e automaticamente inicia-se um processo de dissecação que altera quimicamente a vide, aumentando também o ácido tartárico. Na fermentação do vinho, aumenta ainda a produção de glicerol, que, por sua vez, faz subir o nível de viscosidade do vinho em questão.

A podridão nobre também tem uma influência determinante no aroma e sabor do vinho.  

 TAGS:Château Guiraud 2008Château Guiraud 2008

Château Guiraud 2008

 

 

 TAGS:Château de Fargues 2008Château de Fargues 2008

Château de Fargues 2008

{
}

Deixe seu comentário Vinhos de Sauternes

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name